Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2012

Visão Geral do Sistema Nervoso



Com uma massa de apenas 2 kg, o sistema nervoso é um dos menore e , ainda assim, o mais cmplexo dos 11 sistemas do corpo. A s estruturas que compoe o sistema nervosoincluem o encéfalo, os nervos cranianos e seus ramos, a medula espinal, os nervos espinais e seus ramos, os gânglios, os plexos entéricos e os receptores sensoriais.

1 - a) Subdivisão estrutural (anatomia)
A susbdivisão é constituída de Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP).

SNC - Cérebro, Cerebelo, Tronco Encefálico e Medula Espinal.
Processa a entrada de muitos tios diferentes de informação sensorial. é também a fonte dos pensamentos, das emoções e das memórias. A maioria dos impulsos nervosos que estimulam os músculos a se contrair e as glândulas a secretar se originam no SNC.



SNP - Nervos Espinais, Nervos Terminais e Receptores ou Terminações Nervosas.
Inclui todos os tecidos nervoso fora do SNC. Pode ainda ser subdividido em uma parte somática e outra autônoma.



b) Subdivisão funcional
Voluntário (somático) e involuntário (autônomo)

A PARTE SOMÁTICA DO SISTEMA NERVOSO (PSSN) consiste em neurônios sensitivos que conduzem informações dos receptores somáticos na cabeça, na parede d corpo, nos membros, e dos receptores para os sentidos especiais da visão, audição, paladar e oufato para o SNC, e em neurônios motores que conduzem impulsos do SNC somente para os músculos esqueléticos. Como essas respostas motoras podem ser conscientemente controladas, a ação desse componente  do SNP é considerada voluntária.

A DIVISÃO AUTÔNOMA DO SISTEMA NERVOSO (DASN) consiste em neurônios sensitivos que conduzem informações dos receptore sensoriais autônomos, localizados basicamente nos órgãos vicerais, como noestômago e os pulmões para o SNC e, em neurônios motores que conduzem  impulsos nervosos do SNP para o musculo liso, o musculo cardíaco e as glandulas, Como suas respostas motoras, normalmente não estão sob controle consciente, a ação da DASN é involuntária. A parte motora da DASN consiste em duas subdivisões, a parte simpática e a parte parassimpática. Com algumas poucas exceções, os efetores recebem nervos provenientes das duas partes e, comumente, as duas partes têm ações opostas. Por exemplo, os neurônios simpáticos aumentam a frequência cardíaca e os neurônios parassimpáticos a diminuem. Em geral, a parte simpática auxilia o exercício de apoio ou as ações de emergência, as assim chamadas respostas de 'luta ou fuga', enquanto a parte parassimpática cuida das atividades de repouso e digestão.

2 - Função básica (objetivas)
O sistema nervoso  executa um conjunto complexo de tarefas. Permite a percepção de diversos odores, a produção da fala e a lembrança de eventos passados; além disso, transmite sinais que controlam movimentos do corpo e regulam o funcionamento dos órgãos internos. Essas diversas atividades são agrupadas em três funções básicas: sensoriais, integrativa e motora.
a) Sensorial: Detectam estímulos internos, como aumento na acidez do sangue e extímulos externos, como uma gota de chuva que cai no seu braço. Essa informação sensorial é, em seguida, conduzida até o encéfalo e medula espinal por meio dos nervos cranianos e espinais.

b)Integrativa: O sistema nervoso integra (processa) informação sensorial, analisando e armazenando uma parte e tomando decisões para respostas apropriadas. Uma fução integrativa importante é a percepção, o conhecimento consciente do estímulo sensorial. A percepção ocorre no encéfalo.

c) Motora: Uma vez que a informação é integrada, o sistema nervoso pode provocar uma resposta motora apropriada, ativando os efetores (músculos ou glêndulas) por meio dos nervos espinais e cranianos. A estimulação dos efetores leva à  contração dos músculos e à secreção das glândulas.

3 comentários: